A Semana de Arte Moderna começou em :

terça-feira, 1 de novembro de 2011

barbara laselva n 05 7g- lazar segall- aldeia russa

Lasar Segall
Aldeia russa
, 1912
óleo sobre tela
62,5 x 80,5 cm
sobre a obra:
Me interessei por esse quadro, pois, gostei muito das cores e das pinceladas.
Lasar Segall (1891 – 1957) nasce na cidade de Vilna, Lituânia, na época sob domínio da Rússia. Com 15 anos, porém, instala-se em Berlim e freqüenta a rigorosa Academia Imperial de Belas Artes de Berlim.Depois se transferi para Dresden, passa a freqüentar a Academia de Belas Artes como aluno-mestre. Aí que acontece sua primeira exposição individual.O primeito autorretrato foi feito no Brasil. Ele também experimentou todas as formas de expressão de sua época. Foi pintor, desenhista, gravador e escultor, foi um mestre do Expressionismo e um dos introdutores do Modernismo no Brasil.Em 1913, Segall vem pela primeira vez ao Brasil, expondo em São Paulo e Campinas, uma forte influência do expressionismo.
sobre o museu:
O Museu Lasar Segall, foi criado como uma associação civil sem fins lucrativos, em 1967, por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Está instalado na antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932, por seu concunhado, o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik.

Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM do Ministério da Cultura , como unidade especial.
Além de seu acervo museológico, o Museu constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo programas de visitas monitoradas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e criação literária, projeção de cinema, e ainda abriga uma ampla biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.

Fotos do Museu Lasar Segall e do grupo

Quintal dentro do museu

Foto do grupo

Ateliê de Gravura

Foto do grupo

Lanchonete

Julia Marques n°23 - museu lasar segall obra Maternidade

Lasar Segall – obra: maternidade

LASAR SEGALL (1891 - 1957) Maternidade - Óleo sobre tela - 65 x 50,5 cm - ass. verso 1936.
Apresenta etiqueta da exposição de retrospectiva do artista no MAM, realizada no Rio de Janeiro de 29/10 a 15/ 12 de 1967.
Apresenta etiqueta do Museu Lasar Segall.


Sobre a Obra:

                A importância histórica dessa obra é o fato de mostrar como Lasar Segall dava importância ao núcleo familiar e a importância dele,  já que ele retrata as famílias e, na sua maioria, com a forte presença da mãe e com a ausência da figura paterna. Isto acontece provavelmente, por Segall ter vivido a realidade da guerra, quando as mulheres, muitas delas viúvas, assumiam a família após a morte dos esposos na frente de batalha.



Sobre o museu:

         Funciona de terça a sábado e feriados, das 14h às 19h
         Domingo das 14h às 18h
          Rua Berta n° 111 São Paulo, SP
         CEP: 04120-040
Sobre o autor: 

          Nasceu em 1890 em Vilna, na Rússia. Em 1906 viajou para a Alemanha aonde estudou nas academias de Berlim e Dresden. A partir de 1910 começou a expor e a viajar. Data de 1912 a sua primeira viagem ao Brasil, ficando aqui definitivamente a partir de 1923 e naturalizando-se em 1929.Nos anos 30, Lasar teve múltiplas atividades. Em 1932 fundou e presidiu a Sociedade Pró-Arte Moderna.                                 Foi cenógrafo, produzindo cenários para o ballet Sonhos de Uma noite de Verão representado no Teatro Municipal de São Paulo, e participou do curta metragem dirigida por Ruy Santos. Como muitos modernistas, passou a trabalhar com temáticas sociais.

Fontes: http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa10.htm http://www.tntarte.com.br/tnt/scripts/catalogo_expogdesmest/pagina-039.asp                                                                http://www.museusegall.org.br/

Museu Lasar Segall

O Museu Lasar Segall está localizado à rua Afonso Celso, nº 362, na cidade de São Paulo, SP. Acesso pela estação de metrô Santa Cruz. A rua do museu é paralela à rua Domingos de Morais, onde passam ônibus de várias linhas. O telefone do museu é: (11) 5574-7322, e o site do museu é:

http://www.museusegall.org.br/

O museu foi fundado pelos filhos de Segall, Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Foi idealizado por Jenny
Klabin Segall. O ano em que foi fundado o museu foi em 1967.

No Cine Segall, sala que faz um "cinema", estarão passando os seguintes filmes:

Hoje


Um Sonho de Amor - de Luca Guadagnino, às 17:00.

Melancolia - de Lars Von Trier, às 19:15.


Para mais informações, consulte o site do Museu Lasar Segall.

Museu Lasar Segall - Autoretrato II - Pedro Henrique n.33 7o.G

Autor: Lasar Segall
Título da obra: Autorretrato II
Ano: 1919
Técnica óleo sobre tela
Dimensões: 68,0 x 58,5 cm


A obra Autorretrato II foi produzida no ano de 1919, por Lasar Segall. A técnica utilizada foi óleo sobre tela, e as dimensões da obra são 68,0 x 58,5 cm. Essa obra, com fortes influências das máscaras africanas, "ilustra" a fase em que Segall viveu em Dresden, que passava por grave crise e forte agitação social e artística.


Lasar Segall


Lasar Segall (1891 - 1957) foi um dos mais importantes nomes da arte moderna brasileira. Nasceu na Lituânia, em 1891, e viveu lá por 15 anos. Depois, instalou-se em Berlim e frequentou a Academia de Belas Artes de Belim.

Em 1909, depois de ganhar o prêmio Max Lieberman, morou em Dresden, onde tornou-se aluno-mestre da Academia de Belas Artes. Não viveu lá por muito tempo.

Em 1913, viajou para o Brasil, porém só se instalou aqui no início dos anos 20. Foi pintor, desenhista, gravador e escultor. Em 1932, fundou a SPAM (Sociedade Paulista de Arte Moderna). Em 1951, teve um grande lugar dde retrospectiva no MASP.

Morreu no Brasil, em 1957. Suas obras, em diferentes épocas, sofreram influências.
]

Fontes:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/lasar-segall/lasar-segal-2.php
http://www.museusegall.org.br/mlsItem.asp?sSume=21&sItem=340


Henrique Täubert 17 7G Auto Retrato III

  Essa pintura foi feita em base de óleo na tela em 1927. Como vocês sabem, ele se baseou em si mesmo porque ele se pintou (esse III, é porque é o terceiro quadro que ele se pinta).  

  Lasar Segall,  foi um pintor, escultor e gravurista nascido em21 de Júlio de 1891 em Lituâna e morreu em 2 de Agosto com 66 anos em 1957 no Brasil. Segall tem influências do impressionismo, expressionismo e modernismo.
                                                             


   

Henrique Täubert 17 7G

Ana Júlia - n04 - 7g

                                                   Meus avós (1920-1921)
Pintor, gravador, escultor, desenhista nasceu em 1891
Lasar Segall nasce a 21 de julho
De origem judaica, iniciou os estudos de arte, em 1905, em Vilna, na Lituânia. Mudou-se para a Alemanha em 1906 e estudou na Escola de Artes Aplicadas e na Academia Imperial de Belas Artes, em Berlim. Em 1910, realizou a primeira mostra individual na Galeria Gurlitt. No final de 1912, veio para o Brasil e no ano seguinte expõe em São Paulo e Campinas. No mesmo ano retorna à Europa. Inicialmente, realiza uma pintura de derivação impressionista, A partir de 1914, passa a interessar-se pelo expressionismo, desenvolvendo-se plenamente nessa estética até 1917. A 2 de agosto falece em sua casa da Rua Afonso Celso em São Paulo, vítima de moléstia cardíaca, dez anos após sua morte, em 1967, a casa onde morava, na Vila Mariana, em São Paulo, é transformada no Museu Lasar Segall.
 A obra Meus Avós foi feita em 1920 e foi finalizada em 1921, foi feita na Alemanha, e foi usada a técnica óleo sobre a tela, 90 x 73,5 cm.
O Museu Lasar Segall, idealizado por Jenny Klabin Segall – viúva de Lasar Segall – foi criado como uma associação civil sem fins lucrativos, em 1967, por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Está instalado na antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932, por seu concunhado, o arquiteto de origem russa
Fonte: http://www.museusegall.org.br/