Lasar Segall
Aldeia russa, 1912
óleo sobre tela
62,5 x80,5 cm
sobre a obra:Aldeia russa, 1912
óleo sobre tela
62,5 x
Me interessei por esse quadro, pois, gostei muito das cores e das pinceladas.
Lasar Segall (1891 – 1957) nasce na cidade de Vilna, Lituânia, na época sob domínio da Rússia. Com 15 anos, porém, instala-se em Berlim e freqüenta a rigorosa Academia Imperial de Belas Artes de Berlim.Depois se transferi para Dresden, passa a freqüentar a Academia de Belas Artes como aluno-mestre. Aí que acontece sua primeira exposição individual.O primeito autorretrato foi feito no Brasil. Ele também experimentou todas as formas de expressão de sua época. Foi pintor, desenhista, gravador e escultor, foi um mestre do Expressionismo e um dos introdutores do Modernismo no Brasil.Em 1913, Segall vem pela primeira vez ao Brasil, expondo
sobre o museu:
O Museu Lasar Segall, foi criado como uma associação civil sem fins lucrativos, em 1967, por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Está instalado na antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932, por seu concunhado, o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik.
Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM do Ministério da Cultura , como unidade especial.
Além de seu acervo museológico, o Museu constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo programas de visitas monitoradas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e criação literária, projeção de cinema, e ainda abriga uma ampla biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário