A Semana de Arte Moderna começou em :

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Barbara Laselva Nº05 - Guilherme de Almeida


Guilherme de Almeida (Guilherme de Andrade de Almeida), foi advogado, jornalista, poeta, ensaísta e tradutor, nasceu em Campinas, SP, em 24 de julho de 1890, e faleceu em São Paulo, SP, em 11 de julho de 1969 com 78 anos.
 Filho de Estevam de Araujo Almeida, professor de direito e jurisconsulto, e de Angelina de Andrade. Foi casado com Belkiss Barroso de Almeida (Baby), de cuja união nasceu o filho, Guy Sérgio Haroldo Estêvão Zózimo Barroso de Almeida, que se casou com Marina de Queiroz Aranha.
Em 1956, ao visitar a cidade de Rio Claro, no interior do estado de São Paulo, encontrou um amigo íntimo que nascera naquela cidade
Participou da Semana de Arte Moderna de 1922 , fundando a revista Klaxon, principal revista dos modernistas. Em 1932 participou da Revolução Constitucionalista de São Paulo.
 Compôs hino a Brasília, quando a cidade foi inaugurada. Em um concurso organizado pelo Correio da Manhã ele foi eleito
o quarto
, “Príncipe dos Poetas Brasileiros” em 16 de setembro de 1959.Foi o primeiro "modernista"  da Academia Paulista de Letras em 1930 e era menbro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; do Seminário de Estudos Galegos, de Santiago de Compostela; e do Instituto de Coimbra.   
Ele tinha feito varias obras e as principais são : Nós, poesia (1917); A dança das horas, poesia (1919); Messidor, poesia (1919); Livro de horas de Soror Dolorosa, poesia (1920); Era uma vez..., poesia (1922); A flauta que eu perdi, poesia (1924); Meu, poesia (1925) e muitas outras!

Vida pública


Foi presidente da Comissão Comemorativa do Quarto Centenário da cidade de São Paulo.
Encontra-se sepultado no Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932, no parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo
ENQUETE:Guilherme de Almeida   nasceu em :
a- salvador   b- campinas   c- são paulo
Pesquisa retirada da Wikipedia


 
Academia Paulista de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário