Júlia Saraiva n°23 _Paulina de Ambrosio
Paulina D'Ambrosio nasceu em São Paulo em 1890. Ela mostrou logo cedo talento com o violino.
Aos 15 anos, foi para a Europa estudar no Conservatório Real de Bruxelas, na Bélgica, centro internacional do instrumento e difusor da escola franco-belga. Voltou ao Brasil em 1907, e se dedicou ao ensino, ingressando na Escola Nacional de Música, onde deu aula por 42 anos.
Ela participou da Semana de Arte Moderna junto a muitos famosos com que acabou fazendo amizade. Do grupo de modernistas que idealizou a programação e atuou nos eventos, estavam os escritores: Graça Aranha, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Ronald de Carvalho, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet; os artistas plásticos: Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, Di Cavalcanti, Victor Brecheret; e os músicos: Heitor Villa-Lobos, Guiomar Novaes, Paulina d'Ambrósio, para citar os mais conhecidos.
Segundo Paulo Bosisio, que foi aluno de Paulina, "Paulina d'Ambrosio formou mais gerações de bons violinistas que qualquer outro professor do instrumento no Brasil (...) implantando definitivamente o que havia de mais moderno no momento, em termos instrumentais e artísticos". Tendo lecionado por mais de 60 anos, foram seus alunos, além de Bosisio, Santino Parpinelli e José Martins de Mattos, bem como Guerra-Peixe, Natan Schwartzman, Henrique Morelembaum e Ernani Aguiar.
Ela morreu em 1976. Villa-Lobos dizia que Paulina era sua violinista preferida e que ela era a generala de seu exército.
http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=76
Nenhum comentário:
Postar um comentário